Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

COLLIE DE PÊLO LONGO

 

As origens da raça são muito imprecisas pois o Collie até o século XVIII era considerado um cão exclusivamente de trabalho, não existia emissão de pedigrees, o que de certa forma, até preservou sua pureza.
Não há também uma unanimidade quanto à formação da raça. Acredita-se que descendam dos cães que acompanhavam os invasores romanos em 50 D.C. e de cães nativos da Escócia. O mais provável é que eles tenham se originado a partir de cruzamentos de Greyhounds, Gordon Setters e Setter Irlandeses. Até a origem do nome é uma suposição. O nome original "Coley" pode ser uma derivação da palavra anglo-saxônica, significando "preto", que era possivelmente a cor original da raça ou ainda uma apropriação do nome das ovelhas de cara preta, conhecidas como colleys, que eram pastoreadas pelos cães Collies
O fato é que o Collie passou por uma longa seleção e os exemplares que eram comuns na Escócia eram mais baixos e de focinho mais curto que os atuais.
A primeira apresentação oficial em exposições se deu em 1860 e o padrão da raça foi redigido em 1885.
O grande responsável pela popularização da raça foi o conto "A Volta de Lassie", escrito em 1938 por Eric Knight e celebrizado em filme, em 1943. Posteriormente o seriado da TV americana popularizou ainda mais a raça que se tornou conhecida em todo o mundo por sua inteligência, dedicação e compreensão quase humanas.

Na verdade as duas variedades o Rough Collie (pêlo longo) e o Smooth Collie (pêlo curto), são muito inteligentes, o que é fundamental num cão pastor.
O Collie pastoreava as ovelhas nas Terras Altas da Escócia, às vezes sem que o pastor o guiasse, sendo capaz de agir por conta própria, tomando decisões, e esse é um dos fatores que o difere de outras raças. São muito afetivos com crianças e muito companheiros.

A pelagem é dupla, com subpêlo bem denso e pêlo longo e áspero, formando juba na região do pescoço e franjas na cauda, garupa e parte posterior das mãos.

A cor é a mesma para as duas variedades, podendo ser dourado e branco, tricolor ou azul merle.

Na aparência geral o Collie de Pêlo Longo é um cão de porte médio, nobre, belo, de expressão inteligente, estrutura física sólida com cabeça afilada, focinho alongado e orelhas semi-eretas. A cauda é portada, baixa e bem franjada.

Características Gerais
Padrão FCI n. 156
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suíços)
Tamanho médio; M-56 a 61 cm; F-51 a 56 cm
Peso 23 a 34 kg
Pelagem longa
Agressividade moderada
Aptidão pastor, guarda e companhia
Atividade Espontânea média
Área para criação média
País de Origem Grã Bretanha
 

Mais Informações

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br