Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

BOXER ALEMÃO

 

   ::   História
   ::   Personalidade
   ::   O Filhote
   ::   Caudas e Orelhas
   ::   Boxer Branco
   ::   Padrão Of. e Classif. FCI

 

O Boxer surgiu na Inglaterra há pouco mais de 200 anos e desde então sua popularidade cresceu de maneira assombrosa, não apenas em seu país de origem (onde figura entre os 10 primeiros da lista de registros), como também nos Estados Unidos, onde fica em 16º lugar.

No Brasil este fenômeno também se comprova: em 1996, segundo registros do CBKC, publicado em nosso número anterior, o Boxer ocupa a oitava posição.

A raça foi desenvolvida a partir do Bulldog e inicialmente era utilizada pelos ingleses na luta contra os touros. Da Inglaterra, o Boxer foi para Alemanha, onde os criadores procuravam obter um animal mais elegante, com patas mais longas e retas, que pudesse ser utilizado para acompanhar as carruagens. Com essa mudança de função, iniciou-se também a transformação do antigo gladiador de touros para o atual cão de guarda e companhia. O sucesso da raça em todo mundo deve-se a diversos fatores. Seu porte médio, adapta-se bem a qualquer tipo de espaço. Forte e robusto, com focinho pequeno e a cabeça bem definida, é um excelente guardião e sua pelagem curta demanda poucos cuidados especiais, o que facilita a vida dos donos.

Diferentemente de muitas raças que se transformam em "moda" e do mesmo jeito que aparecem, desaparecem, o Boxer é uma raça de presença estável e constante. Isso se deve, em grande parte, às suas melhores qualidades de guardião e principalmente, pela enorme paciência que demonstra ter com as crianças da casa, qualidade esta que o qualifica como excelente e fiel babá. É um cão que, mesmo no decorrer das brincadeiras está sempre atento a qualquer possível ameaça aos seus "pequenos donos".

Personalidade

Tem excelente caráter e mesmo adulto adora brincadeiras, o que lhe credita ainda mais pontos junto às crianças e, claro, junto aos pais delas. É extremamente sociável (desde esteja acompanhado por pessoas da família) e bastante inteligente. Segundo a classificação do pesquisador Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães o Boxer figura no 48º lugar na classificação de inteligência para obediência e trabalho.

Existem basicamente duas "versões" para os exemplares da raça: o boxer de linhagem alemã, mais encorpado e robusto; e o de linhagem americana, mais leve e ágil. Ambos têm em linhas gerais as mesmas características e a tendência atual é de uniformização de padrões, com a predominância do tipo americano.

Por seu físico bem delineado e força, é extremamente recomendado para quem procura um companheiro para os esportes, especialmente porque o Boxer é um cão extremamente dedicado ao seu dono.

O Filhote

Para quem está pensando em adquirir um filhote, a recomendação é que, ao examinar os "candidatos" procure observar se o prognatismo não é excessivo (língua entre os dentes) e se a boca não é torta.

O focinho deve ter a metade da medida da cabeça e, para os machos, é importante verificar se possuem os dois testículos. Os olhos devem ser escuros (ao nascer eles são claros). O Boxer usualmente vive até 10 anos de idade e nesta fase tem tendência a desenvolver sintomas de reumatismo.

Cauda e orelhas

Segundo o padrão da raça, é obrigatório o corte da cauda (2 a 4 dias após o nascimento) e das orelhas (2 a 4 meses. Um detalhe importante quanto ao corte das orelhas: nos países europeus o corte das orelha é proibido e atualmente este detalhe não é determinante para a classificação dos cães em provas

Boxer Branco

O padrão da raça determina também o tipo de cor: deve ser castanho ou tigrado, sendo permitido apenas que um terço do corpo seja branco. Ainda quanto à cor, o existe ainda o Boxer totalmente branco, com apenas pequenas manchas nos olhos ou no dorso. Este padrão de cão não é aceito pelos Clubes desde 1925. Assim, mesmo quando nascem filhotes brancos de pais com pedrigee, estes não recebem registro. Alguns os chamam de albino, porém esta denominação não é correta, pois em cães a cor branca não é necessariamente vinculada ao albinismo, e na maioria das vezes, o Boxer apesar de ter pelagem branca tem pigmentação.

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br