Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

BORDER COLIE

 

O cão mais inteligente de todos

Da mesma maneira que cães para auxílio à caça foram desenvolvidos, os pastores de todos os tipos foram criados mundo afora para ajudar os homens a proteger os seus rebanhos. Conseqüentemente a maior necessidade era desenvolver cães muito confiáveis, capazes de proteger cabras, ovelhas e o gado, tendo a habilidade de obedecer e responder os comandos de seu mestre, pois é isso que os diferencia dos cães selvagens.
Esses traços foram fortemente desenvolvidos nas várias raças de pastores e a arte de vigiar rebanhos foi introduzida nas Ilhas Inglesas pelos Romanos.

Esses cães estavam associados às suas regiões e mais tarde ficaram conhecidos como Pastores de Gales, Pastores do Norte, Highland (terras altas) Collies, Collies Escoceses e daí por diante.
Os ancestrais do Border (Fronteira) Collie se desenvolveram por toda a Inglaterra, mas sua herança escocesa é evidente na palavra "Collie" que é do dialeto Escocês. Trabalhos de antes de 1800, gravados em madeira, já mostram cães que lembram o Border Collie de hoje nas duas variedades, o pêlo longo e o pêlo curto.
Pouco depois de 1860, a Rainha Vitória viu um Border Collie e se tornou uma grande entusiasta da raça. A partir daí divergências entre nosso Collie moderno e o tradicional cão Pastor começaram. De qualquer maneira o atual Border Collie continua sendo um verdadeiro cão de trabalho com muito poucas mudanças em tipo.

Em 1876 Mr. R. J. Lloyd Price fez uma demonstração mostrando a capacidade desses pastores. De cem ovelhas levadas a um Palácio em Londres, três foram separadas do rebanho e levadas a uma área remota do Parque, e lá abandonadas. A inteligência desses cães para leva-las de volta a um pequeno curral, atendendo gestos e assovios de seus mestres, deixou a todos atônitos. É essa extrema habilidade que os criadores sérios de Border Collies querem perpetuar.

O Border Collie é muito inteligente, alerta e responsável. É afetivo com amigos, mas reservado com estranhos o que o torna um bom guardião.

São duas as pelagens e em ambas densas, de textura média, subpêlo macio e denso que os protege contra as intempéries.
Moderadamente longa, com abundância de pêlos que formam uma juba, culotes e pincel. Lisa, com pêlo curto e liso.

A cor é aceita em uma grande variedade, desde que o branco não seja predominante. A mais comum é a preta com colar, meias (parte inferior dos membros) e ponta da cauda brancos.

A aparência geral é de um cão de tamanho médio, bem proporcionado, de aparência atlética, denotando graça e habilidade com substância suficiente para ser resistente. A inteligência é a sua marca registrada.

Características Gerais
Padrão FCI n. 297
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suíços)
Tamanho em torno dos 53 cm
Peso padrão não comenta
Pelagem Densa e medianamente longa
Agressividade moderada
Aptidão pastor
Atividade Espontânea média
Área para criação média
País de Origem Grã Bretanha
 

Mais Informações

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br