Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

BOIADEIRO DE ARDENAS

 

 

Para alguns, o Bouvier das Ardenas será o resultado do cruzamento entre o Bouvier de Flandres e o Pastor Picard. Outros julgam ser um cão autóctone, provavelmente surgido por volta do século XVIII, a partir de cruzamentos entre diversas raças de pastores locais.

Nomeados após ter reconhecidas suas habilidades em conduzir gado, tem seu físico moldado em virtude da região na qual era usado, o que manteve no padrão os caninos mais aptos e forte. Em sua história está ainda o seu uso como cão de rastreio de caças - como javalis e cervos - e como invasores nas guerras mundiais.

Animal rústico, habituado a viver ao ar livre, ao trabalho rude de cão de guarda e de condutor de gado, funções em que é excelente. Resistente, aplicado, vigilante e desconfiado em relação a estranhos. Muito afetuoso e obediente para com o dono. É obstinado, inteligente e curioso.

O boieiro das Ardenas pode ter qualquer cor exceto branca. Tem pelo de comprimento médio, grosso e seco, com uma "barba" e "sobrancelhas". Esse cão é naturalmente sem rabo. Este cachorro tem orelhas pequenas e picadas.

Este robusto e elegante cão não faz feio, apesar de não estar no grupo famoso por sua beleza. Trata-se de um animal rústico, ideal para tarefas de guarda e pastoreio, mesmo com o pouco tamanho (ele pode medir até 62 cm de altura e pesar até 35 kg). Extremamente curioso, o animal é muito leal ao dono e ágil. A coragem e obstinação são outras qualidades que o definem, sendo um cão que convive bem com outras raças.

A pelagem deve permitir o cão viver do lado de fora para guardar e conduzir o rebanho, ainda que o clima local seja extremo. A pelagem externa deve ser seca, rústica e desgrenhada, de aproximadamente seis centímetros de comprimento sobre todo o corpo, mas mais curta e assentada na cabeça, ainda que com a presença de sobrancelhas. Os pêlos devem formar bigodes e uma pequena barba de cerca de 5 a 6 cm de comprimento e esconder o canto interno dos olhos.

Todas cores são aceitas, com exceção do branco. A cor do subpelo varia de acordo com a nuança da cor da pelagem. Uma marca branca no antepeito ou nas pontas dos dígitos são aceitáveis. Geralmente a pelagem é composta por uma mescla das cores cinza, preto e fulvo, ou cinza, com cinza pálido indo para o escuro, e ainda a pelagem amarronzada ou avermelhada ou cor de palha

Sua pequena barba escura e os olhos profundos são outro diferencial, que lhe rendem um aspecto amedrontador semelhante ao do Pastor Alemão. Suas orelhas podem ser pontudas ou ligeiramente caídas e a cauda é na maioria das vezes curta. Vale lembrar que em países onde é proibido cortar a cauda, o padrão permite que ela seja longa.

Características Gerais
Padrão FCI n. 171
Grupo n. seção 2 - Cães de Pastor e Boiadeiros (exceto Suíços) - boiadeiros
Tamanho 54 cm - fêmea - 60 cm - macho
Peso 10 a 25 kg
Pelagem pelo médio, denso e desgrenhado
Agressividade baixa
Aptidão Guarda e defesa
Atividade Espontânea Boiadeiro, guarda e defesa
Área para criação média
País de Origem Bélgica
 

Padrão Oficial

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br