Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

AKITA

 

É uma raça bastante antiga (século XVII), sendo seu nome originário da Autóctone da ilha de Honshu, na região de Akita, Japão, onde eram utilizados na caça pesada, tendo-se mantido puro através dos séculos.
Devido a seu temperamento, extrema coragem e compleição física forte e robusta foram muito utilizados em rinhas e como cães de combate, particularmente durante o período Tokugawa (1603 a 1925).

Os Akitas eram cães de porte pequeno para médio e para aumentar o tamanho houve a influência de outras raças. Uma julgava-se ser um Mastife e outra de nome "Tosa" que seria um cruzamento do Shikoku, Mastife, Braco Alemão de Pêlo Curto, São Bernardo e Dogue Alemão.

Com isso os animais realmente ganharam porte mas perderam muito de suas características originais. A partir de 1919 a raça passou a ser desenvolvida com o apoio de cinófilos e em 1931, nove cães ganharam muita notoriedade.
No final da 2ª Guerra Mundial, grandes esforços foram feitos para eliminar o sangue de Mastifes e de outras raças estranhas dos poucos exemplares remanescentes. Dessa forma, conseguiu-se chegar ao Akita puro, de grande porte conhecido hoje em dia.

O Estado Japonês resolveu transformá-lo em parte dos Tesouros Nacionais, proibindo sua exposição em espetáculos violentos e na caça de animais selvagens.

O Akita é muito dócil, prudente, afetuoso e corajoso, afetivo com a família e amigos e sabe-se que há muito tempo atrás as mães japonesas deixavam seus filhos sob os cuidados deles. Muito reservado no comportamento e com instinto de proteção, ele está sempre pronto para defender seus entes queridos contra pessoas ou animais ameaçadores.
Essas características e sua afetuosidade para com o dono o tornaram um ótimo cão de guarda e companhia.
A pelagem é dupla, com pêlo duro e reto e subpêlo macio e denso. A cernelha e garupa são revestidos com pelagem ligeiramente mais longa. Os pêlos da cauda são um pouco mais longos.

A cor é ruivo, sésamo (gergelim), tigrado e branco. Com exceção do branco, todas essas cores deverão ter "Urajiro" (pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, sob o queixo, pescoço, peito, toda a linha inferior e face medial dos membros).

Na aparência geral deve ser grande, de construção sólida, musculoso, com boa ossatura, bem proporcionado e substancioso, de expressão alerta, tendo a cabeça forte, olhos pequenos e orelhas eretas. A cauda tem inserção alta e é portada e enrolada sobre o dorso.

Características Gerais
Padrão FCI n. 255
Grupo n. 5, Cães Spitz, Nórdicos e do Tipo Primitivo
Tamanho grande; 61 a 67 cm
Peso 34 a 50 Kg
Pelagem mediana
Agressividade mediana a alta
Aptidão guarda
Atividade Espontânea média
Área para criação média
País de Origem Japão
 

Mais Informações

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br