Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

AFGHAN HOUND

 

Uma das raças mais antigas que se tem notícia é o Afghan Hound, um cão (da família dos galgos) de caça e corrida bastante popular em várias partes do mundo, com sua pelagem e conformação característica. Pertence à família dos galgos asiáticos e provavelmente é um dos ancestrais dos atuais cães de corrida (Greyhounds e Whippets).

Mas, suas qualidades vão além da aparência. Conta a lenda que o Afghan Hound tem uma origem sagrada. Segundo a Bíblia, Noé teria escolhido o Afghan Hound para perpetuar a espécie canina, sendo o representante dos cães na arca de Noé.

Segundo estudiosos, essa "lenda" tem seus fundamentos científicos, afinal, a arca de Noé navegou por regiões de onde provém a raça e Noé o teria escolhido por ser um exemplar que levava a "marca divina", ou seja, uma mancha branca na cabeça. Atualmente, os Afghan Hound que possuem essa marcação são super valorizados na Ásia.

Outra curiosidade sobre o Afghan Hound, é quanto ao seu nome. Nas regiões do Afeganistão, é conhecido como Tazi, que quer dizer "rápido" ou "branco". Essas características fizeram com que ele fosse utilizado por muito tempo como cão de correio na região, uma vez que por ser um cão muito rápido, conseguia levar mensagens em alta velocidade mesmo em regiões de difícil acesso. Atualmente, os Afghan Hound são muito apreciados especialmente nos EUA por participarem com grande sucesso das corridas de cães que se realizam por todo país.

Animal de exportação proibida, só chegou à Europa no início do século XX, levado por soldados britânicos que retornaram das Guerras Afegãs. Sua pelagem longa e sedosa, fruto de muito trabalho, foi desenvolvida para suportar o clima inóspito do Afeganistão.

Suporta bem o calor e resiste dignamente ao frio e à chuva. O comprimento dos pêlos foi conseguido por criação seletiva nos últimos 50 anos. Tem o aspecto forte e majestoso. Cabeça longa, maxilares poderosos, olhos escuros ou amarelos, orelhas coladas à cabeça cobertas de longos pelos, pescoço comprido e forte, pernas longas e retas, patas dianteiras grandes e fortes com os pés cobertos por fartos e longos pêlos. Cores aceitáveis (branco, fulvo, negro fogo e tricolor).

Quando estão em movimento, principalmente quando foge em disparada, causa a impressão de que não pisa no solo porque os pêlos muito longos, parecem esvoaçar atrás dele. Tem um temperamento afetuoso, sensível, inteligente e desconfiado com estranhos mas não chegando a ser hostil.

É ativo e corajoso. Na sua terra de origem foi um ótimo pastor e um caçador muito eficiente de lobos, chacais e leopardos. Depois que chegou à Europa e à América, por mérito de sua extraordinária beleza tornou-se um cão de luxo, que adora ficar em casa em companhia de seu dono.

Um fato interessante é que, por causa da extraordinária riqueza de sua pelagem sedosa, foi definido como "o galgo de pijama". Necessita de bastante exercício (de a ele oportunidade diária para suas corridas desenfreadas) e seu pêlo deve ser escovado muito freqüentemente.

Características Gerais
Padrão FCI n. 228
Grupo n. 10
Tamanho 63 à 74 cm
Peso de 23kg a 28kg
Pelagem longa e fina.
Agressividade moderada
Aptidão caça
Atividade Espontânea alta
Área para criação grande
País de Origem Afeganistão (século XVII)

Mais Informações

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br