Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

CÃES DA GRÃ BRETANHA

 

Deerhound Escocês

Existem controvérsias quanto a origem da raça, pois alguns acham que ele descende do Wolfhound Irlandes pelas semelhanças entre exemplares dos tempos antigos. Já outra corrente sustenta que eles descendam dos hounds de Picts.
De qualquer maneira essa raça já era identificada como Deerhound (Caçador de cervos) nos séculos XVI e XVII.
O Deerhound era tão estimado e desejado com exclusividade que a continuação da espécie chegou a ser ameaçada. Na idade Medieval, por exemplo, ninguém de classe inferior à um Conde poderia possuir esse cão.
Com a quase extinção das caças de grande porte como cervos e com o colapso do sistema de clãs a raça passou a ter menos interessados. Por volta de 1820 alguns criadores retomaram a criação com grandes resultados e sucesso, mas com a Grande Guerra mais uma vez, o número de criadores e por conseguinte de exemplares ficou restrito.

Apesar de raro, seu valor é alto devido a sua grande habilidade como caçador. Seu faro apurado o faz um grande rastreador mas a combinação de força e velocidade em um cão enorme como o Deerhound ( às vezes pesando até 100 Kg ) é que o torna tão valioso.

Séculos em companhia humana tanto em caçadas como na guarda tornaram-no um grande companheiro do homem, sendo facilmente treinado e muito leal.
Sir Watter Scott, que possuiu a famosa fêmea Deerhound "Maida", descreve o cão como "A mais perfeita criatura do Universo ".

Seu pelo no corpo, pescoço e membros deve ser áspero e duro, com 7,5 a 10 cm de comprimento e na cabaça, peito e barriga mais suave.

A cor é preferencialmente de um cinza azulado escuro, em seguida tons mais ou menos escuros de cinza ou rajados. Cores variando de amarelo a castanho avermelhado especialmente com orelha e focinho pretos são bem desejáveis.

Na aparência geral, é um cão de grande porte, gracioso, com o lombo levemente arqueado e ar aristocrático, denotando força e disposição.

Características Gerais
Padrão FCI n. 164
Grupo n. 10, Lebréis e Raças Assemelhadas
Tamanho 70 a 80 cm (ou mais mantendo a proporção)
Peso Macho – 34 a 59 Kg
Pelagem moderadamente curta, áspera e dura
Agressividade moderada mas arredio com estranhos
Aptidão caça e companhia
Atividade Espontânea moderada
Área para criação grande
País de Origem Grã Bretanha
 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br