Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

CÃES DA FRANÇA

 

Cão Montanhês dos Pirineus

O Cão dos Pirineus ou "Le Grande Chien des Montagnes" ou ainda "Le Chien des Pyrenees" é um cão de origem muito antiga (estima-se entre 1800 e 1000 A. C.). Restos de animais semelhantes foram encontrados em depósitos de fósseis da Idade do Bronze, embora alguns acreditem que ele tinha vindo da Ásia Central ou Sibéria, seguindo a migração ariana na Europa.
Outros ainda acham que ele descenda de Mastifes, pois restos de cães foram encontrados em sambaquis (sítios arqueológicos) nas costas do Báltico e Mar do Norte e em pinturas e objetos de arte babilônica de 3000 A.C. aparece um cão de tamanho e aparência do Grande Pirineu.
Na forma atual é um cão de origem francesa e era muito apreciado, tendo sido também usado como cão pastor nas Montanhas dos Pirineus.
Foi no isolamento das pastagens das montanhas que o Cão dos Pirineus desenvolveu seu temperamento de devoção, fidelidade, senso de guardião e a inteligência na aprendizagem. Ainda na época que manadas de animais selvagens andavam livres pelas montanhas, ele era o guardião oficial dos rebanhos.

Sua pelagem espessa o torna praticamente invulnerável a mordidas e graças a isso ele podia caçar lobos e ursos, o que o tornou também conhecido como "Pirineu Caçador de Lobos" e "Pirineu Caçador de Ursos".

Nas Ilhas da Terra Nova eles eram os protetores e amigos dos primeiros colonos que viviam da pesca. Em 1662, a primeira colônia permanente foi criada e os ingleses trouxeram consigo Retrievers Pretos Ingleses. Do cruzamento desses animais com os Pirineus resultou os cães hoje conhecidos como Terranova (Newfoundland) sendo criados até hoje por fazendeiros na sua região de origem.
Com a diminuição dos animais selvagens nos Pirineus, a raça parecia destinada à extinção, mas graças aos esforços de alguns fazendeiros amantes desses cães pastores, a raça não só continuou a existir, como também aumentou muito. Ele é um cão gentil afetivo mas protege o rebanho e a família sem preguiça ou medo.

Sua pelagem é farta, reta, bastante longa e flexível de cores branco ou branco com manchas cinza, castor ou em tons de dourado na cabeça, orelhas e raiz da cauda.

Na aparência geral, é grande, imponente, de estrutura forte, mostrando elegância.

Características Gerais
Padrão FCI n. 137
Grupo n. 2, Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços
Tamanho 65 a 80 cm
Peso 38,5 Kg a 45,5 Kg
Pelagem longa e espessa
Agressividade mediana
Aptidão pastoreio
Atividade Espontânea moderada
Área para criação grande
País de Origem França
 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br