Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

CÃES DA EUROPA

 

Dogo Canário

O Dogo Canário, anteriormente denominado “Cão de Presa Canário” ou simplesmente “Presa Canário”, é um molossóide que se originou nas ilhas de Tenerife e Grande Canária, onde foi desenvolvido devido à sua aptidão para a luta.
A raça é o resultado do cruzamento do "Bardino o Majorero" cão oriundo da Ilha de Fuerteventura e de molossos que chegaram a essas ilhas vindos do continente no século XIX.
Seu temperamento ardente foi herdado de seu antepassado o “Bardino o Majorero”, cão boiadeiro pré-hispânico difundido desde tempos remotos por todo o Arquipélago, rústico, brigador e de caráter vivaz.
Tais cruzamentos deram origem a um grupo étnico (de presa) de tipo intermediário e dominante, de cor tigrado ou leonino e ambos manchados de branco.
Várias décadas passariam para que o processo de recriação do Dogo Canário se iniciasse de forma ininterrupta pelas mãos de alguns poucos criadores que conheciam sua tradição e existência.
A partir desse momento, o trabalho incessante de reconstituição fez com que o Dogo Canário fosse difundido por todo o Arquipélago, onde existe hoje em grande número, sendo criado e selecionado dentro de um conceito de raça sem esquecer suas funções iniciais.

Seu aspecto denota força, com olhar severo e é especialmente bem dotado para a função de guarda e defesa e mais tradicionalmente para a condução de gado. É impetuoso, hábil, dono de um latido grave, manso e nobre com a família e desconfiado com estranhos. No passado foi utilizado como cão de rinha.

A pelagem é simples, com pêlo curto, assentado, de aspecto rústico e levemente áspero ao tato.

A cor é o tigrado (em toda sua gama) ou leonino (em toda sua gama). Marcas na pelagem (quanto mais reduzidas melhor) podem ocorrer no peito, base do pescoço ou garganta e nos dedos. A máscara preta pode estar presente desde que não ultrapasse a altura dos olhos.

Na aparência geral o Dogo Canário é um cão de porte médio, simétrico, de perfil reto, aspecto rústico, bem proporcional e ligeiramente mais longo do que alto.

A cauda tem inserção alta e em movimento se eleva em forma de sabre, sem enroscar. As orelhas são pendentes ou dobradas. Se cortadas ficam eretas.

Características Gerais
Padrão FCI n. 346
Grupo n. 2, Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços
Tamanho grande; M-60 a 65 cm; F-56 a 61 cm
Peso M-50 Kg; F-40 a 50 Kg
Pelagem curta
Agressividade média
Aptidão pastoreio e guarda
Atividade Espontânea média
Área para criação grande
País de Origem Ilhas Canárias
 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br