Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

CÃES DA EUROPA

 

Cão de Presa Majorquino

Desde a antiguidade o transporte marítimo de Leste a Oeste no Mediterrâneo favoreceu um intercâmbio de origem comercial, científico, cultural e também de animais domésticos entre as nações da região.
Entre estes animais estavam cães de guarda e defesa que eram uma necessidade nos assentamentos na costa e nos portos, como proteção contra piratas e ladrões que vinham pelo mar. Entre esses cães um se destacou pelo tamanho, força, resistência e potência da mordida. Ele trabalhava como caçador, bem como nas brigas contra touros e contra outros cães.
A raça acompanhou o Rei Jacob I em suas conquistas e chegou às Ilhas Baleares em torno de 1230. No século XVII algumas destas ilhas, como Majorca, se tornaram possessões inglesas, seguindo o tratado de Utrecht.
Os ingleses trouxeram seus próprios cães de guarda e defesa para as Ilhas, cães estes que foram cruzados com mastifes nativos da Península Ibérica e também das Ilhas Baleares.
No início do século XVIII as abomináveis brigas entre cães, e de cães com touros, eram muito populares, e os ingleses que habitavam as ilhas procuravam por um tipo de cão que se adequasse a estas brigas.
Daí veio o nome "Ca de Bou" = Bull Dog = Cão Boiadeiro.
Em torno de 1923 o Stud Book Espanhol reconheceu a existência da raça e sua primeira aparição em exposições se deu em 1929, na Exposição de Barcelona.

O Cão de Presa Majorquino é um cão quieto por natureza, mas em algumas circunstâncias, mostra-se corajoso e bravo. Os cães desta raça, por serem independentes e muito bravos, devem receber uma disciplina rigorosa desde filhotes.

A pelagem é curta e dura ao tato.

A cor é castanho, preto e rajado. Nos rajados, os tons escuros são preferíveis. A máscara preta é também permitida.

Na aparência geral o Cão de Presa Majorquino é um molossóide de porte médio, forte, vigoroso, mais longo do que alto, com cabeça poderosa, orelhas pequenas e pendentes. A cauda tem inserção baixa, com comprimento médio e em movimento é portada a meia altura, com a ponta chegando no máximo à altura do dorso.

Características Gerais
Padrão FCI n. 249
Grupo n. 2, Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços
Tamanho médio; M-55 a 58 cm; F-52 a 55 cm
Peso M-35 a 38 Kg; F-30 a 34 Kg
Pelagem curta
Agressividade alta
Aptidão guarda, combate e companhia
Atividade Espontânea moderada
Área para criação média
País de Origem Ilhas Baleares
 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br