Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

CÃES DA ÁFRICA

 

Cão do Atlas - AIDI

A origem deste cão marroquino é incerta. Não se sabe com precisão se os seus antepassados foram levados da Espanha para o norte da África ou se foram trazidos da Itália para o Marrocos pelos mercadores Fenícios.
De toda forma, o Aidi é um típico cão pastor montanhês e está possivelmente relacionado com os grandes cães brancos de montanha, como o Cão de Montanha dos Pirineus, que teriam se espalhado do oriente por toda a Europa séculos atrás.
Ele se assemelha muito também com os cães pastores turcos, como o Pastor de Anatólia e o Karabash. O Kenel Clube do Marrocos tem sido muito ativo e vem assegurando a sobrevivência e preservação da raça. Por séculos esse cão vem sendo usado pelos pastores nômades para proteger seus rebanhos de ovelhas e cabras nas montanhas do Atlas. Eles protegiam também as tendas, camelos e outros pertences das tribos nômades, sendo que muitos eram selecionados pela sua atenção e agressividade e eram mantidos do lado de fora dos acampamentos durante a noite. Mas mesmo os mais agressivos são gentis entre si e com seus donos.

Esses cães têm um faro excepcional e são capazes de farejar e rastrear uma presa, mesmo nas areias do Saara, e sempre estavam presentes nas caravanas nômades que saiam para as caçadas.
A técnica utilizada era formar pares entre Aidis e Sloughis (velozes cães lebréis que caçam com a visão), sendo que a função do Aidi era localizar a presa com seu faro aguçado e a partir desse momento o Sloughi disparava na perseguição da mesma.
O Aidi é um cão versátil, que atua como pastor, guia de gado, caçador, como cão de guerra e cão policial. É confiável e alerta, o que o torna um bom cão de guarda, mas dificilmente se adapta a vida urbana.

A pelagem é dupla, com subpêlo protetor, capaz de suportar o árido calor e o frio das montanhas e pêlo de comprimento médio e assentado. A cauda é bem franjada e existe a formação de juba.

A cor é preferencialmente o branco. O branco-e-preto, fulvo, vermelho e preto também são cores aceitas.

Na aparência geral o Cão do Atlas é um cão de médio porte, leve apesar da pelagem ocultar esse detalhe, mas bem musculado, forte, com cabeça larga e afinando em direção ao focinho, orelhas pequenas, dobradas para a frente e cauda portada baixa e bem franjada.

Características Gerais
Padrão FCI n. 247
Grupo n. 2, Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços
Tamanho médio; 53 a 61 cm
Peso 23 a 25 Kg
Pelagem média
Agressividade média
Aptidão pastor, guarda, caça e companhia
Atividade Espontânea média
Área para criação grande
País de Origem Marrocos
 
Fonte: kennel Club Net
 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br