Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

CURIOSIDADES

 

O Cão nobre do Alcorão

SALUKI

Os poetas persas diziam que o Saluki era "antigo como o tempo e rápido como o instante". Isso porque o Saluki, cão real do Egito, talvez seja a mais antiga das raças domesticadas conhecidas conhecidas, com tipo e raça distintos desde 329 AC, quando Alexandre, o Grande, invadiu a Índia.
Dizem até que é tão antigo quanto a mais remota das civilizações. Descendente, provavelmente, do antigo Lebrel Egípcio, animais semelhantes ao Saluki foram encontrados mumificados em tumbas egípcias de 2100 AC.
A palavra Saluki (proveniente de uma cidade árabe desaparecida, Saluk), vem do árabe clássico e significa El Hor (o nobre). Tal denominação não era em vão. Uma lenda árabe diz que, de acordo com o Alcorão (livro sagrado do Islamismo), o cão era tido como animal impuro, sujo (
O Cão e as Religiões). Entretanto, por razões desconhecidas, o Saluki fugia a esse "preconceito".

E mais: gozava de tantas regalias quanto qualquer príncipe da região, sendo considerado uma verdadeira dádiva de Alá. Esse cão jamais poderia ser comercializado e tinha a "honra" de poder adentrar nas tendas dos sheiks árabes e dormir em seus valiosos tapetes, ao lado de sua companhia.

 

O habitat do Saluki compreendia toda a região do Mar Cáspio ao Saara, incluindo Egito, Arábia, Palestina, Síria, Mesopotâmia e Pérsia. Foram levados para a Inglaterra em 1840, então conhecidos como Greyhounds Persas.
Mas o interesse pela raça só surgiu em 1895, quando Florence Amherts importou exemplares da Arábia, provenientes dos canis do príncipe Abdullah, da Transjordânia.
Originalmente, o Saluki era empregado pelos árabes na perseguição à gazela e na caça a chacais, raposas e lebres, já que o cão é dotado de grande velocidade sendo capaz de alcançar até 45 km/h e de excelente visão.

 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br