Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

CURIOSIDADES

 

Bush inicia 'dinastia canina' nos EUA

 

Quando George W. Bush prestar juramento em 20 de janeiro, não apenas o filho de um ex-presidente mudará para a Casa Branca mas também a filha de uma "ex-primeira-cadela".

Washington dará adeus a Buddy, o labrador que dividiu diversas fotos com o presidente Bill Clinton, e dará boas-vindas a Spot Fetcher Bush, uma springer spaniel inglesa, filha de Millie, a cadela do pai do presidente eleito, o ex-presidente George Bush (1989-1992).

"Spot, Ernie e India são membros da família Bush e também vão se mudar para a Casa Branca", disse Ray Sullivan, um dos porta-vozes do próximo presidente norte-americano. "Spot nasceu na Casa Branca, o que significa que ela estará voltando para casa", brincou Sullivan.

Animais exóticos
No que diz respeito a felinos, a residência oficial do presidente dos EUA se despedirá de Socks, o gato da família Clinton, e acolherá Ernie e India, dos Bushes.

O quintal da Casa Branca tem um longo e exótico histórico em relação a animais de estimação. Além de cães e gatos, ele já abrigou aligatores (espécie de crocodilo do sul dos EUA), ursos e guaxinins.

A história de Spot Fetcher, no entanto, é novidade, pois se trata da primeira "dinastia animal" a ocupar a Casa Branca.   "Não tenho conhecimento de nenhum caso do gênero", afirmou Ron Elmore, que se diz especialista em animais de estimação de presidentes dos EUA, da Universidade Estadual de Kansas. A mãe de Spot, Millie, tornou-se famosa quando Barbara Bush, mãe de George W., lançou um livro infantil chamado "O Livro de Millie", sobre o cotidiano da Casa Branca do ponto de vista da cadela, que angariou mais de US$ 1 milhão para campanhas de combate ao analfabetismo.

Tinha até um fã-clube, e funcionários pagos com dinheiro público respondiam por ela cartas de admiradores (assinando com a marca de uma pata), o que causou certo desconforto na época.

Abraham Lincon inaugura a nossa galeria. Seu cão favorito chamava-se Fido.

Theodore Roosevelt (1901-1909) - praticamente transformou a Casa Branca num mini-zoo para seu filhos. Entre os pets estavam pôneis, hamsters e até cobras. A família teve um Chesapeake retriever, Jack, o famoso terrier, Skip the mestiço e Pete, um bull terrier que tinha por hábito morder as pernas das visitas, o que lhe rendeu um exílio na casa de Roosevelt em in Island! A filha de T Roosevelt, Alice tinha um pequinês preto, chamaod Manchu, que foi um presente da última imperatriz da China durante uma viagem da família ao oriente.

Warren Harding (1921-1923) - O presidente Harding tinha um Airdale, chamado Laddy Boy e foi muitas vezes fotografado brincando com ele nos jardins da Casa Branca.

Franklin D. Roosevelt (1933-1945)
Franklin Delano Roosevelt tinha um Scottish Terrier chamado Fala, presente de um primo do presidente. Fala foi provavelmente o mais famoso dos cães da Casa Branca. Fala estava constantemente na companhia de seu dono, até mesmo nas mais importantes reuniões, como quando foi assinado o Tratado do Atlântico em 1941, por Roosevelt e Churchil. Fala ganhou ainda uma estátua no Franklin Delano Roosevelt Memorial em Washington, D.C., e claro, na escultura, Fala aparece sentado ao lado de seu mestre. Fala foi ainda 'autor' de uma biografia própria, chamada The True Story of Fala.

Outras histórias...
  • Winston Churchill - Primeiro ministro inglês de 1940 a
    Churchill teve 2 poodles chamados Rufus and Rufus II. Não se sabe quando Rufus foi dado a Churchil pelo seu secretário particular Jock Colville, mas ele morrei quando ele (Churchill) estava numa festa do partido Conservador em 1947. Muito tempo depois, Churchil ganhou Rufus II de Walter Graebner editor da Churchill's Life Magazine. Existem menções sobre um outro cão, um bulldog, mas os sites oficiais não confirmam sua existência.

  • Harry S Truman (1945-1953) - A família Truman não tinha hábito de ter cães em casa. Em 1945 a família ganhou um Setter Irlandes, que viveu durante um pequeno período na Casa Branca com a família, chamado Mike. Mesmo assim em 1947, Truman foi presenteado com um filhote de cocker, chamado Feller e tão logo a imprensa noticiou que a família não iria ficar com o cão, choveram cartas de pessoas se oferecendo para ficar com Feller, que acabou sendo presenteado ao Brig. Gen. Wallace Graham.

  • Dwight D. Eisenhower 1953-1961 - As fontes oficiais sobre Eisenhower dispõe de pouca informação sobre seus pets. Algumas biografias citam um Fox Terrier, chamado Flip, que teria sido dado por ele a um dos seus irmãos mais novos. Durante a Segunda Guerra, Eisenhower teve 2 Scotties, chamados Telek and Caacie. Mas o principal cão que ficou associado a Eisenhower durante seu mantado foi a Weimaraner Heidi e 2 English Setters, Art e George. Os três cães eram mantidos na fazenda do presidente, mas Heidi eventualmente passava algumas temporadas na Casa Branca.

  • John F. Kennedy (1961-1963) - A Família Kennedy também tinha um pequeno zoo para as crianças. Além do famoso pônei de Caroline Kennedy, ela tinha também um cão, chamado Pushinka, que foi um presente do premier soviético Nikita Khrushchev.

Lyndon B. Johnson (1963-1969)
Lyndon Jonhshon tinha seus beagles (Him e Her), mas o seu cão favorito era Yuki, um mestiço que foi encontrado num posto de gasolina no Texas. Diz a lenda que eles freqüentemente se perdiam na espaçosa casa de seus donos.
 

Richard M. Nixon (1969-1974)
Richard Nixon tinha um cocker spaniel chamado Checkers.

Gerald R. Ford (1974-1977)
Gerald Ford tinha um Golden Retriever chamado Liberty.

Ronald W. Reagan (1981-1989)
Ronald Reagan teve um Bouvier des Flandres sheep chamado Lucky, mas o seu favorito era um Cavalier King Charles Spaniel chamado Rex.

George Bush (1989-1993)
A família Bush era a dona de Millie, uma English Springer Spaniel. Seu filhote, Rex também fazia parte da família na Casa Branca. Mille, assim como Fala, ganhou uma biografia própria, escrita pela Primeira Dana Barbara Bush, chamada Millie's Book: As Dictated to Barbara Bush, em que contava o dia-a-dia da Casa Branca do ponto de vista canino.

William J. Clinton (1993-2000)
Bill e Hillary Clinton são os donos do Labrador Chocolate Labrador Buddy e de Socks, o gato da família. A primeira-dama Hillary Rodham Clinton também seguiu os passos de suas antecessoras e lançou um livro, chamado Dear Socks, Dear Buddy que inclui uma seleção das melhores cartas enviadas - normalmente por crianças - aos mascotes da família Clinton.

General Patton
Ele foi um grande amante dos animais, em especial dos Bull Terriers. O primeiro Bull adquirido pelo General foi um presente para sua filha Beatrice, um pouco antes da primeira guerra. O Bull chamava-se Tank, que infelizmente era completamente surdo. Mas o mais famoso Bull do General Patton era Willie, comprada em março de 1944.

Willie era o apelido de "William the Conqueror." A devoção de Willie ao General era tão grande que ele o seguia a qualquer lugar que fosse.

 

Fonte: Folha de S Paulo, 21/12/2000; site oficial da Casa Branca e 
Bibliotecas oficiais dos ex-presidentes americanos.

 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br