O
psicólogo e treinador de cães Stanley Coren,
autor do livro A Inteligência dos Cães, que contém o teste e
é editado no Brasil pela Ediouro S.A., define que "a inteligência Adaptável
reúne as capacidades mentais que permitem planejar os comportamentos, escolher
ações específicas, apreender ou recuperar informações e empregá-las nas
situações ao nosso alcance". Outras dimensões da inteligência dos cães não
são medidas pelo teste de QI. Coren destaca em seu livro, a inteligência de
Obediência - capacidade de entender e executar ordens e ter prazer em fazê-lo
-, e a Instintiva, aptidão inata para realizar determinadas tarefas, como
pastorear, caçar ou defender o território. A soma total de todas os tipos de
inteligência forma a inteligência Manifesta e cada dimensão se apresenta de
forma variada conforme a raça e também por indivíduo.
Abaixo estão os 12 os testes apresentados por Coren para avaliar as três capacidades mais
importantes da inteligência Adaptável. Por meio do aprendizado, o cão forma
lembranças e associações utilizáveis e corretas; quanto menos demorar para
aprender, mais sobressairá. A memorização é o armazenamento de informações,
tanto a curto como a longo prazo. Com a resolução de problemas, o cão vence
obstáculos a partir da experiência ou da descoberta de novas soluções,
destacando-se aquele que chegar ao melhor resultado em menos tempo. Coren
observa que não pesquisou cães em quantidade suficiente para avaliar o QI por
raça. No entanto, concluiu que há muitas diferenças entre indivíduos de várias
raças e que uma parte delas sobressai na resolução de problemas, enquanto a
outra se destaca no aprendizado e na memória. Ao aplicar o teste, tome cuidado
para não comprometer os resultados. Não demonstre ansiedade se o cão agir
diferentemente do que você gostaria, para não colocar em risco o bom
desempenho das etapas seguintes. Com exceção dos testes 7 e 8, que devem
ser feitos em seqüência, os demais são independentes e podem ser aplicados em
qualquer ordem. É melhor dar um intervalo entre os testes que usam petiscos: o
cão pode se dar por satisfeito e perder o interesse em participar (opte por
realizá-los em dois ou três dias diferentes). Se em algum momento o cão
parecer cansado ou pouco motivado, transfira o teste para outra hora. Você vai
precisar de um cronômetro ou um relógio que meça os segundos para controlar o
tempo gasto na maioria dos testes.
Lembre-se de que a inteligência canina cresce à medida do convívio com o ser humano. Portanto, os
melhores resultados podem ser esperados em cães adultos. A aplicação do teste
é delimitada por Coren à idade mínima de 9 meses no cães de grande porte e em
1 ano, nos demais. Pode ser feita pelo dono ou por outra pessoa a quem o cão
esteja habituado e tenha contato próximo há pelo menos 90 dias. É preferível
que o cão more no local no mínimo há dez semanas. Em cada teste há uma
explicação da capacidade avaliada e da pontuação a ser dada, conforme o
desempenho. No final (quatro Resultados), a escala de pontos interpreta a soma
geral das pontuações.
TESTE 1 - APRENDIZADO POR OBSERVAÇÃO:
Mede o grau de associação entre idéias. Se você costuma
sair com seu cão, simular um passeio é um ótimo teste. Se não, faça uma
adaptação a outra atividade corriqueira realizada por você com o cão e
caracterizada pelo uso de algum objeto específico. Em horário e lugar
diferentes do habitual, mostre o objeto para ele (como a coleira, por exemplo)
e observe a reação. Pontuação - Se o cão demonstrar interesse e excitação como
se soubesse o que vai acontecer e correr até a porta ou vier direto em sua
direção, dê 5 pontos. Se não, dê mais uma dica, como ir à porta e parar. Se
ele agora der sinais de que entendeu que vai passear, dê 4 pontos. Se não, dê
mais uma chance de ele perceber. Vire, por exemplo, a maçaneta da porta,
fazendo barulho. Se ele finalmente compreender, dê 3. Caso tenha demonstrado
apenas prestar atenção nas atividades anteriores, dê 2. Se não fez nada e nem
prestou atenção, dê 1.
TESTE 2 - HABILIDADE EM SOLUCIONAR PROBLEMAS (GRAU 1): Avalia a habilidade de resolver situações
por conta própria, utilizando experiências anteriores. Pegue um petisco,
agite-o perto do cão e deixe que o cheire. Ponha o petisco no chão e uma lata
sobre ele. Estimule-o a pegar o petisco, com gestos e palavras. Em seguida,
meça o tempo. Pontuação - Se o cão derrubar a lata e pegar o petisco em até 5
segundos, dê 5 pontos. Se levar de 5 a 15 segundos, dê 4. Entre 15 a 30
segundos, dê 3. De 30 a 60 segundos, dê 2. Se tentar uma ou duas vezes,
cheirando em torno da lata, mas não pegar a isca após 1 minuto, dê 1 ponto. Se
não fizer qualquer esforço para pegá-lo, dê 0.
TESTE 3 - APRENDIZAGEM DO MEIO AMBIENTE:
Verifica o quanto o cão memoriza a posição dos objetos
em um local, criando um mapa mental do ambiente. Escolha um lugar familiar ao
cão, com vários objetos. Sem ele ver, mude cinco objetos de lugar. Opte por
aqueles de fácil acesso ao cão. Leve o cão para dentro do local e comece a
medir o tempo, em silêncio Pontuação - Se ele explorar ou farejar qualquer dos
objetos trocados de lugar dentro de 15 segundos, significa que percebeu
rapidamente a mudança. Dê, então, 5 pontos. Se demorar de 15 a 30 segundos, dê
4 pontos. Se a fizer entre 30 e 60 segundos, dê 3. Se olhar em volta dando
sinais de que percebeu algo diferente, mas não explorar nenhuma modificação,
dê 2. Se, passado 1 minuto, o cão ignorar as mudanças, dê 0.
TESTE 4 - HABILIDADE EM SOLUCIONAR PROBLEMAS (GRAU 2): Verifica como o cão sai de uma situação
aflitiva. O cão precisa estar acordado e razoavelmente ativo. Faça-o cheirar
uma toalha de banho. A seguir, use-a para cobrir a cabeça e parte do corpo
dele. Marque o tempo e observe, em silêncio. Pontuação - Se o cão se livrar em
até 15 segundos, dê 5 pontos. Se demorar de 15 a 30, dê 4. De 30 a 60, 3
pontos. De 1 a 2 minutos, 2 pontos. Se não tirar a toalha após 2 minutos, dê
1.
TESTE 5 - APRENDIZAGEM SOCIAL:
Avalia a compreensão visual das expressões
emocionais. Quando o cão estiver sentado ou deitado a cerca de dois metros de
você, olhe fixamente para a cara dele. Assim que ele olhar para você, conte
até 3 em silêncio e dê um grande sorriso. Pontuação - Se o cão vier até você
abanando o rabo, dê 5 pontos. Se vier, mas devagar ou abanando o rabo apenas
por uma parte do caminho, dê 4. Se estava sentado e ficar de pé ou se estava
deitado e se sentar, mas não andar até você, dê 3. Se o cão se afastar de
você, dê 2. Se não prestar atenção, dê 1.
TESTE 6 - HABILIDADE EM SOLUCIONAR PROBLEMAS (GRAU 3) : Mede como se sai em desafios que exigem
persistência. Mostre um petisco ao cão. Deixe-o cheirá-lo e vê-lo por 5
segundos. Com grande exagero, ponha-o no chão e, enquanto o cão observa, jogue
a toalha aberta em cima do petisco. Estimule-o, com palavras e gestos, a pegar
o petisco. Marque o tempo. Pontuação - Se o cão estiver com o petisco na boca
em até 15 segundos, dê 5 pontos. Em 15 a 30 segundos, dê 4. Em 30 a 60
segundos, dê 3. Em 1 a 2 minutos, dê 2. Se tentar apanhar o petisco, mas
desistir, dê 1. Se ele nem tentar em 2 minutos, dê 0.
TESTE 7 - MEMÓRIA DE CURTO PRAZO:
Avalia o armazenamento momentâneo de informações. Escolha um
ambiente de tamanho médio, arrumado, com poucos objetos e que seja familiar ao
cão. Coloque uma guia no cão e faça-o ficar sentado no centro da sala (se
precisar, peça a um ajudante para segurá-lo no lugar). Quando ele estiver
olhando para você, mostre um petisco de cheiro forte. Ele pode cheirar o
alimento. Faça uma encenação exagerada (sem dizer nada) e ponha o petisco num
canto da sala, certificando-se sempre de que o cão está olhando você. Leve-o
para fora e dê uma volta rápida de no máximo 15 segundos. Em seguida, traga-o
de volta ao centro da sala. Solte-o da guia e comece a marcar o tempo.
Imediatamente após esse teste, faça o próximo (teste 8). Pontuação - Se o cão
for direto ao petisco, significa que memorizou bem. Dê 5 pontos. Se farejar
metodicamente ao redor da sala e achar o petisco, é porque não fixou com
exatidão o local onde estava o alimento. Dê 4. Se procurar à toa, sem rumo,
mas mesmo assim achar o petisco em até 45 segundos é porque não memorizou o
local. Está usando o faro e a visão para achá-lo. Dê 3. Se ele tentar achar,
mas não conseguir após 45 segundos, dê 2. Se nem tentar, dê 1.
TESTE 8 - MEMÓRIA DE LONGO PRAZO:
Verifica a capacidade de armazenar informações por muito
tempo. Deve ser aplicado logo após o teste 7 e no mesmo local. Prenda o cão à
guia e coleira e ordene que sente no centro da sala. Quando estiver olhando
para você, mostre o petisco. Ele pode cheirar o alimento. Faça uma encenação
exagerada (sem dizer nada) e ponha o petisco num quanto diferente do usado no
teste 7. Observe bem se o cão está vendo. Leve-o para fora do local, por 5
minutos e traga-o de volta ao centro da sala. Solte-o da guia e marque o
tempo. Pontuação - Se o cão for direto ao petisco, dê 5 pontos. Se foi ao
quanto onde estava o primeiro petisco e depois rapidamente ao canto certo, ele
confundiu os dois locais memorizados. Dê 4 pontos. Se cheirar metodicamente ao
redor da sala e achar o petisco, dê 3 (usou o faro e a visão). Se parece
procurar à toa, mas acha o petisco em até 45 segundos, dê 2. Se tentar
achá-lo, mas sem sucesso após 45 segundos, dê 1. Se nem tentar, dê
0.
TESTE 9- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E HABILIDADE DE MANUSEIO:
Avalia a capacidade de vencer
desafios, usando as patas. Faça dois montes, com dois livros ou tijolos
empilhados em cada um, deixando-os um pouco separados. Coloque uma tábua sobre
eles. A espécie é fazer uma espécie de mesa, baixa o bastante para que o cão
não enfie a cabeça por baixo dela, mas suficiente para colocar as patas. Ponha
sobre a tábua alguns livros pesados ou tijolos para que o cão não a derrube..
Mostre-lhe um petisco e deixe-o cheirá-lo. Com gestos exagerados, ponha o
petisco sob a mesa. Estimule o cão a pegá-lo, mas aponte o local. Marque o
tempo. Pontuação - Se o cão usar as patas e pegar o petisco em até 60
segundos, dê 5 pontos. De o apanhar em 1 a 3 minutos, dê 4. Se usar só o
focinho ou as patas, mas não conseguir pegar o petisco após 3 minutos, dê 3.
Se não usar as patas e se contentar em cheirar ou tentar pegar o petisco com o
focinho uma ou duas vezes e desistir, dê 2. Se, após 3 minutos, não tiver
tomado qualquer iniciativa para pegar o petisco, dê 1.
TESTE 10 - COMPREENSÃO DE LINGUAGEM:
Verifica a capacidade de compreender o
significado das palavras. Com o cão deitado, no mínimo a dois metros de você,
diga uma palavra à qual ele não esteja acostumado, como "geladeira". Faça o
mesmo tom de voz que costuma usar para chamá-lo. Pontuação - Se o cão mostrar
vontade de ir até você, é sinal que reagiu ao tom de voz e não à palavra. Dê 3
pontos. Se não vier, diga outra palavra que ele não esteja acostumado a ouvir,
como "filmes", no mesmo tom de voz que usa para chamá-lo. Se ele for em sua
direção, dê 2 pontos. Se ele ainda não se manifestar, diga o nome dele e a
palavra que usa para chamá-lo. Se ele vier ou mostrar tendência de ir até
você, dê 5 pontos. Se não, chame-o mais uma vez. Se vier, dê 4. Se não, dê 1.
TESTE 11 - PROCESSO
DE APRENDIZADO: Mede a habilidade de associar uma ação a um comando. Esse
teste leva mais tempo que os outros - cerca de 10 minutos. O cão será induzido
a um comportamento desconhecido: levantar-se da posição sentado, dar um passo
à frente, dar meia-volta para ficar de frente com você e sentar-se de novo. O
cão deve estar sentado, do seu lado esquerdo, com coleira e guia. Etapa 1 a 3
- 1) Com voz clara, dê uma ordem que o cão não conheça, como "frente". Ao
mesmo tempo, dê tapinhas com uma ou ambas as mãos nas pernas dele, bem acima
dos joelhos. 2) Guie-o para ficar na posição frente: dê um passo à frente com
o pé esquerdo, e puxe a guia, em sentido horizontal diante da cabeça dele,
para que levante e avance um ou dois passos. 3) Dê um passo para trás com a
perna direita, puxando a guia para obrigá-lo a virar para você no sentido
horário. Se for um cão grande, talvez você tenha de dar mais um passo para
trás. Elogie imediatamente o cão e/ou dê-lhe um petisco. Coloque-o de novo
sentado ao seu lado esquerdo e repita o exercício nas etapas 2 e 3. Etapa 4 a
5 - Igual à 1 a 3, só que você deve dar uma pausa de um segundo após a ordem
frente e depois tentar deslocar o cão na posição frente, usando o mínimo ou
nenhum movimento com sua perna esquerda. Etapa 6 - Dê a ordem frente e
observe. Pontuação - Se ele sair do seu lado e for para a posição frente,
mesmo de maneira desajeitada, de 6 pontos e considere o teste encerrado.
Afinal, ele aprendeu todo o movimento do exercício. Se ele não se mexer após 5
segundos guie-o ao lugar certo e recompense-o, como se fosse apenas um
treinamento. Etapas e testes subseqüentes - Repita 10 vezes, como treinamento,
a etapa 4 a 5 e depois dê a ordem frente e observe. Pontuação - se o cão
executar a manobra toda, dê 5 pontos. Se não, faça mais 10 vezes e repita pela
última vez a ordem frente e observe. Se o cão executar o exercício sem nenhuma
ajuda sua (não importa se o fizer de forma desajeitada, lenta ou confusa), dê
3 pontos. Se o cão der a volta até a sua frente, mas não sentar, dê 2. Se
ficar de pé ao receber a ordem, mas não se mexer, dê 1. Se permanecer sentado
dê 0.
TESTE 12 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Mede a capacidade de desenvolver soluções elaboradas. Pegue
um pedaço de papelão bem mais alto e corte uma fenda vertical, deixando 5
centímetros de margem em cima e em baixo (veja ilustração). A fenda deve ter 8
cm de largura. Faça o papelão ficar em pé, prendendo-o com fita adesiva ou
barbante em "paredes" laterais (podem ser duas caixas ou cadeiras, deitadas de
lado). Ponha o cão diante do papelão, que funcionará como uma barreira (peça
para alguém para segurá-lo, se preciso). Fique do mesmo lado. Estimule-o a
olhar através do buraco. Com gestos exagerados, introduza um petisco através
do buraco e coloque-o no chão a uma distância tal que o cão não possa alcançá-lo com a pata. Marque o tempo e peça ao ajudante que solte o cão,
enquanto você o estimula com gestos e palavras a pegar o petisco. Pontuação -
Se o cão contornar o papelão e pegar o petisco em até 15 segundos, dê 5
pontos. É sinal de que percebeu que precisava dar a volta. Se levar entre 15 e
30 segundos, dê 4. De 30 a 60 segundos, dê 3. Se não tiver pego o petisco após
60 segundos, pare de estimulá-lo ativamente e fique calado por perto, marcando
o tempo. Se pegar o petisco em 1 a 2 minutos, dê 2. Se tentar alcançá-lo,
enfiando a pata através do buraco e depois desistir, dê 1. Se não fizer nenhum
esforço para pegá-lo após 2 minutos dê 0.
Resultados:
54
pontos ou mais - Cão considerado brilhante. Um exemplar com esse nível de QI é
muito raro.
43 a 53 pontos - Cão excelente, com QI extremamente alto.
42 a 47
pontos - Cão com QI médio superior. Será capaz de fazer praticamente qualquer
tarefa que compete a um cão comum.
30 a 41 pontos - Cão com QI médio. Pode
mostrar lampejos de brilhantismo intermitentes, mas em outras tarefas seu
desempenho é às pouco inspirado.
24 a 29 pontos - Cão com QI médio baixo.
Embora às vezes o cão pareça agir muito inteligentemente, a maior parte do
tempo exigirá muito trabalho para fazê-lo entender o que queremos dele.
18 a
23 pontos - Cão com QI incerto. Pode ter dificuldade em se adaptar às
exigências do cotidiano e às expectativas do dono. Mas em um ambiente
estruturado, pouco estressante, pode se sair até razoavelmente.
Menos de 18
pontos - Cão deficiente em muitas áreas do QI. Pode ser muito difícil conviver
com ele.
Fonte: A Inteligência dos Cães, Stanley Coren, Ediouro
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