Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

AGILITY

 

O Início

 

Os princípios básicos foram todos cuidadosamente pensados por Peter Meanwell de Lincoln, GB.
Certamente foram melhorados desde os testes conduzidos por um grupo de amigos, mas sem Peter é bem possível que o esporte hoje não existisse.

Tudo começou durante o segundo semestre de 1977 quando Peter foi procurado por John Varley, membro do Comitê Cruft Dog Show. A responsabilidade de John era o tempo ocioso da arena principal entre o final do campeonato de obediência e o começo dos julgamentos dos grupos de raças.

Várias demonstrações de treinamento de cães foram feitas durante anos, algumas incluíam saltos. A idéia de John Varley era uma competição de saltos, devido sua conexão com as provas hípicas.

Sendo um excelente empresário sabia que tipo de evento ele tinha em mente, mas precisaria de uma pessoa que treinasse os cães para achar as respostas que procurava. Ele contatou Peter solicitando que desenvolvesse um teste e equipamentos apropriados. Com a grande experiência de Peter em treinar cães, adquirida em muitos anos de sucesso com competições "Working Trials" e de Juiz, logo elaborou um plano de princípios básicos. O fator principal que sempre esteve em sua mente foi que deveria ser um evento muito alegre e descontraído, sem perigo aos cães e que tivesse um grande apelo junto ao público.
Muitos dos amigos de Peter da região de Lincoln, acabaram integrando seu time, e ajudaram a construir os equipamentos. Ele se deu conta que para adicionar interesse, deveria ser necessário se envolver com outro clube, portanto contatou Trevor Jones do Yorkshire Working Trials Training Society, para treinar um grupo de quatro cães.
Todas as pessoas envolvidas neste estágio ajudaram uns aos outros com idéias de treinamento e modificações nos equipamentos, quando sentiu-se que uma melhora poderia ser feita.

Eventualmente os dois times de quatro cães, chegaram ao CRUFT DOG SHOW em 1978 e os condutores estavam todos uniformizados. Eles competiram entre si com um grande sucesso e ficou óbvio pela reação do público que esta inovação iria ser vista novamente.
No ano seguinte, após competições eliminatórias três times compareceram.
Outro passo importante dado pelo esporte agility aconteceu nas finais de uma competição de prova hípica o International Horse Show de 1979.

Durante 1979 o Kennel Clube introduziu regras para as Provas de Agility, e assim o Agility recebeu a bênção oficial. Até que as regras das Provas de Agility fossem introduzidas, o esporte vinha acontecendo de uma maneira não oficial e obviamente quando as regras foram editadas, foram muito bem aceitas.
Sem as regras nenhum competidor ou juiz tinha o recurso com quem reclamar ,se algum problema ou disputa surgisse.

O Kennel Club aplicou algumas regras básicas, como o do método de pontuação e dos equipamentos. Este sendo o mais importante, pois o esporte em sua infância tinha somente algumas pessoas com conhecimento trabalhando juntas.Uma vez que sua popularidade ficou estabelecida e na ausência de um regulamento, qualquer um poderia inventar um obstáculo que talvez pudesse machucar o cão.
Entusiastas mal guiados decidiram fazer um "Puissance" competição onde os saltos tornavam-se progressivamente mais altos e mais longos.

As regras editadas pelo Kennel Clube levavam em consideração a segurança do cão e palavras simples, que eram fáceis de serem entendidas.

A primeira Prova de Agility, organizada pelas novas regras do Kennel Club foi um evento no Crufts, em 1980. Após provas de eliminação, três times qualificaram-se para este evento.
Julgado por Peter Meanwell, que foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento deste esporte, teve a dura tarefa de interpretar as regras.Sem dúvida esta foi uma ótima escolha, quem melhor capaz de julgar a primeira Prova de Agility se não seu inventor!

Nos poucos momentos que estiveram na arena principal do Cruft era aparente que este esporte era um vencedor entre os espectadores. A reação do público foi tão generosa, que ficou óbvio que o Kennel Club tinha pela primeira vez, um esporte genuíno de espectador. Todos os ingredientes de aceitação popular estavam presentes. Cada cão completou um round, em menos de um minuto, portanto nenhum espectador tinha de se concentrar particularmente em um cão por períodos longos.

A maneira pela qual o cão era penalizado, era tão mais simples de qualquer outra forma de competição de cães. O fato dos cães competirem contra o relógio injetou o elemento de velocidade e com todos estes fatores juntos o resultado foi um evento de ação que agradou o público. Todos estes pontos, mais o fator dos rabos abanando, indicando o grande divertimento canino, são o que prova que este esporte não vai morrer.

Em seu formato original, o Agility consistia de um evento padrão, com um percurso desenhado na figura oito com uma mesa no centro, do qual era esperado do cão pausar por cinco segundos. Esse tipo de sistema geralmente permitia aos competidores correrem duas vezes o mesmo percurso, contando sempre a melhor volta ou as duas juntas. O fato de que cada cão poderia correr duas vezes, geralmente originava problemas, particularmente quando somente uma das voltas era contada.

Condutores espertos podiam utilizar-se da primeira volta, como treino, indo bem devagar para mostrar ao cão a rota correta, e depois bem rápido contra o tempo.
Ficou claro que o melhor sistema era somente o de uma tentativa, na qual demonstrava-se a habilidade de controlar o cão.
O único problema era que tal sistema significava que um condutor que talvez tivesse viajado por vários quilômetros para estar presente na competição, somente se apresentaria por alguns minutos, o que não valeria a pena.

A progressão lógica foi um sistema de classe desenvolvido que permitia que cada cão poderia participar no mínimo de duas classes.No primeiro ano que o Kennel Clube reconheceu o esporte, ficou bastante óbvio que os prêmios seriam divididos entre a minoria superior de cães, e os outros competidores tinham pouca ou quase nenhuma chance de vencer.

Enquanto ninguém queria ver um sistema desenvolvido onde várias classes deveriam ser trabalhadas para chegarem ao topo, a solução encontrada foi prever uma ou duas classes da qual o melhor cão era excluído. As experiências nessa direção provaram ser um sucesso durante 1980, e em 1981 nós vimos a primeira introdução da classe GRAU II da qual requeria também um alto padrão de condução.

Quando uma Prova de Agility é planejada cuidadosamente, pode proporcionar duas ou mais classes diferentes para cada cão no dia do evento. Sem dúvida as vezes são muitas classes, mas é facultativo ao competidor entrar em todas as classes.

Agility é uma grande diversão, que está crescendo no mundo inteiro. Agility sem dúvida é uma das melhores coisas que apareceram no mundo cinófilo. O que é estranho, é porque demorou tanto a vir!

Autoria do Artigo:  Peter Lewis - Agility Dog International
Fotos: © Agility News - www.agilitynews.com.br

 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br