Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

ADESTRAMENTO

 

Aulas - Ensinando a Saltar

 

Vamos falar sobre o SALTO SIMPLES, que é um obstáculo extremamente importante dentro de um percurso de agility.

Existe até uma modalidade de prova chamada JUMPING, onde quase todos os obstáculos da pista são compostos por saltos. E é claro, que a altura da barra do salto vai variar, dependendo da altura do seu cãozinho.

Atualmente, os cães são classificados em três categorias:
Mini, Midi e Standard.

 
Mini
Para cães com menos de
35cm de cernelha.

A altura da barra será de
25 à 35cm de altura

Midi
Para cães de 35 cm até
menos de 43cm de cernelha.

A altura da barra será de
35cm à 45cm

Standard
Para cães de 43cm de
altura ou mais.
A altura da barra será de
55 à 65 cm.

VEJA COMO MEDIR A CERNELHA

 

MAS ATENÇÃO!!!
Estas são as alturas usadas em competições e não as alturas usadas para ensinar o cão a saltar.

Então vamos lá!

Pegue seu cãozinho, não importa se ele tem 4 meses ou 4 anos, se é de raça ou é um SRD, se possui pedigree ou não. Todos os cães podem aprender este esporte!

Pegue seus petiscos ou brinquedos, coloque a coleira e a guia em seu cão e não vamos mais perder tempo. VAMOS TREINAR!!!!!!

O ideal seria se você pudesse pedir a ajuda de alguém durante o treinamento. Em duas pessoas é muito mais fácil. Que tal chamar seu irmão, sua mãe ou seu amigo?

* Leve seu cão até em frente ao salto;
* A pessoa que estiver do lado oposto do salto deve mostrar ao cão o petisco ou o brinquedo que tem na mão;
* Você aponta para o salto e num tom bem animado diz ao seu cão PULA;
* Seu ajudante também estimula seu cão a saltar chamando o cão e mostrando o petisco;
* Se o seu cão ficar relutante e não quiser saltar, salte você primeiro. Segure a guia do cão, salte o obstáculo e estimule-o a vir com você;
* Assim que o cão saltar, ele ganha o petisco, ou o brinquedo. Se for brinquedo o ideal é que seja jogado para o cão correr e pegar (ou que tal uma boa brincadeira de cabo de guerra?);
* Faça muita festa, elogie seu cão e repita tudo novamente;
* Você vai notar que cada vez que o cão pula, vai adquirindo mais confiança;
* Quando seu cão estiver pulando direitinho, sem que você tenha que saltar junto, experimente tirar a guia e correr do seu lado. Você vai se espantar como ele aprenderá rápido.

DICAS IMPORTANTES

CUIDADO - nunca se esqueça de premiar o cão quando executar o salto corretamente. Se ele derrubar a barra, não ganha petisco nem brinquedo. Mas também não o repreenda!!!
Simplesmente leve-o para o início e comece tudo novamente.


ATENÇÃO - Se o seu cão ainda não tiver um ano de idade, ainda é filhote. Não deve saltar nada mais alto que a altura do seu cotovelo!!!!!!!!! Não se esqueça que o que importa não é a altura que o cão vai alcançar agora, e sim o aprendizado do comando. Quanto mais baixo estiver o salto, mais confiança o cão vai adquirir e mais feliz vai saltar.

FILHOTES DE RAÇAS DE GRANDE PORTE, APRENDEM A SALTAR NA ALTURA MINI. - Mesmo que o cão pule alturas bem maiores na sua casa, não fique tentado em aumentar a altura da barra.

Filhotes de raças pequenas e médias, devem iniciar o salto em uma altura menor que a mini, ou ainda, de preferência, sem barra nenhuma. O filhote dever ser recompensado sempre que passar por entre as asas. Você deve usar a palavra pula mesmo que não haja barra para ser pulada.

OUTRO DETALHE IMPORTANTE
Não trabalhe seu cão por muito tempo. Você deve parar o treinamento antes do cão se cansar.

O ideal é treinar por, no máximo, 10 minutos, sendo que destes 10 minutos, pelo menos 5 serão de brincadeira.

O que esperar de seu cão após esta primeira fase do treinamento?

Agora, você já deve ser capaz de colocar seu cão na frente do obstáculo, apontar para o salto, dizer "Pula", e o cão deverá saltar alegremente e esperar a recompensa.

O próximo passo será, deixar seu cãozinho na frente do salto e, ao dar o comando pula, você acompanha o cão, correndo por fora do salto.

Se isto não estiver acontecendo, se o cão estiver fazendo círculos ao redor do salto, ou estiver passando por baixo da barra, ainda não é hora de avançar o treinamento. Continue treinando, incentivando seu cãozinho, recompensando com muita alegria todas as vezes que acertar, que logo, logo você vai poder passar para a próxima etapa !!!

É importante que o cão saiba desde o início do treinamento que terá de executar uma seqüência de obstáculos.

Vamos providenciar 3 saltos?

* Coloque um na frente do outro;
* Deixe uma distância variável entre eles. Por exemplo: do 1º para o 2º salto deixe uma distância de 3m e do 2º para o 3º de 2m;
* Posicione o cão na frente da seqüência;
* Repita o mesmo processo de estimular o cão a saltar que já vimos anteriormente, enquanto outra pessoa o aguarda com um petisco ou brinquedo no fim do último salto;
* Corra ao lado dos saltos junto com o cão;
* Não esqueça de apontar para todos os saltos e dizer "pula" para cada um deles;
* Se o cão passar por baixo de alguma barra do salto ou derrubá-la, não dê o brinquedo ou o petisco. Pare a seqüência na hora e volte ao início;
* Faça a seqüência com o cão estando do seu lado esquerdo e depois faça novamente com o cão estando do seu lado direito.É muito importante que o cão se sinta confortável em ambos os lados!!!
* Se o seu cão já conhece o comando FICA, pode -se deixá-lo no início da seqüência, enquanto você vai ao fim, e estimula o cão a saltar mostrando o prêmio. Se o cão não souber o FICA, um ajudante deverá segura-lo pela guia para que não saia do lugar.

Um cão de Agility não deve, durante o percurso, diminuir seu passo para acompanhar o condutor. Deve dar a impressão que nem está olhando para ele! Sempre devemos estimular a velocidade, é claro que com a execução correta do obstáculo.

DICAS IMPORTANTES
* Se você não tem a ajuda de ninguém durante o treinamento, coloque o petisco dentro de um pequeno recipiente transparente com tampa. Faça pequenos furinhos na tampa para que o cão possa sentir o cheiro do que está dentro. Coloque o recipiente depois do último salto. Certifique-se que o cão sabe que lá dentro estão os petiscos, levando-o até lá e mostrando o potinho. Pode-se até mesmo, à titulo de incentivo, dar um petisquinho para estimular o interesse;
* Agora, leve seu cão rapidamente ao início da seqüência;
* Aponte para o salto, diga "pula" e se ele fizer tudo direitinho, você imediatamente abre o potinho e dá o prêmio;
* Se ele quiser pegar um atalho, e não pular os três saltos, não conseguirá comer o petisco e assim, não receberá uma recompensa por ter errado!

MUITA ATENÇÃO
Nunca brigue com o cão, não faça cara feia se algo sair errado. Seu cãozinho está aprendendo e queremos que este aprendizado seja muito divertido. No Agility, a confiança que o cão deposita em você é o mais importante de tudo. Temos que ter um trabalho de equipe. E ele nunca terá confiança em você se for repreendido. Só fará com que fique confuso e perca a velocidade!!!

Boa sorte com o treinamento!

 
 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br