Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

CÃES MERGULHADORES

 

 

Que existem cães que adoram água, todo mundo sabe! Entre as raças que têm essa predisposição, estão o Labrador, o Golden Retriever, o Braco Alemão e o Pit Bull. E foi justamente observando a habilidade natural dos cães em mergulhar, que o estudante de veterinária Marcio Silvestre, de Goiás, criou as regras de uma nova modalidade esportiva que vai fazer a cabeça de muitos proprietários e seus cães. Trata-se do Mergulho Canino.

Ao contrário das competições americanas de Diving Dog (literalmente cão mergulhador) em que o cão tem que saltar a maior distância na água para buscar um objeto lançado pelo seu condutor e/ou proprietário, nas provas de mergulho brasileiras, o objetivo é que o cão mergulhe o mais fundo possível para recuperar um objeto lançado pelo proprietário.

LNK Frieda, raça: Braco Alemão. Prop: Verônica Bandeira de MelloAs provas são realizadas por categorias de profundidade e vão aumentando de acordo com o desempenho do participante. Vence o cão que passar por 8 etapas, que consistem em pegar o objeto arremessado a 1m - 1,5m – 2m e 2,5m saltando da borda da piscina. Em seguida todas as profundidades são repetidas sendo que o cão deve mergulhar a partir da superfície da água.

Qualquer cão de qualquer raça pode aprender a mergulhar. O importante é que o cão goste de nadar de buscar objetos. As raças mais peludas, com certeza, podem ter mais dificuldade em exercitar-se dentro d´água.

LNK Frieda, raça: Braco Alemão. Prop: Verônica Bandeira de MelloO treinamento envolve, primeiro, ensinar o cão a recuperar objetos fora da água e só após esse primeiro passo, deve-se lançar o objeto na piscina, procurando acostumar o cão gradativamente à água. O treinamento com o objeto propriamente dito deve ser realizado com paciência pelo proprietário, que deve aumentar suavemente a profundidade dos objetos que devem ser recuperados. Para que o desempenho do cão seja ótimo, é recomendável que haja uma preparação física adequada, com seções de natação.

Apesar da diversão garantida, ainda são poucos os participantes do Mergulho Canino, mas em Goiás já foram realizados 3 campeonatos da modalidade.

Os veterinários no entanto, alertam que a modalidade pode trazer problemas especialmente para os ouvidos dos cães, possibilitando o surgimento de otites, caso a água fique no ouvido dos cães. LNK Frieda, raça: Braco Alemão. Prop: Verônica Bandeira de MelloComo em qualquer modalidade esportiva – canina ou não – é importantíssimo que os cães recebam o treinamento adequado e façam aquecimento antes das provas, evitando problemas musculares.

Por enquanto, nos primórdios do mergulho canino, machos e fêmeas de diferentes raças competem entre si, mas o objetivo é que, com a popularização do esporte, possam ser criadas diferentes categorias.

Em tempo: o primeiro ´mergulhador´ de Marcio Silvestre foi o Poodle chamado “Pequeno”

Mais informações: www.mergulhocanino.com.br

 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br